A biópsia por agulha é um procedimento simples e muito eficaz no diagnóstico de possíveis tumores na mama. Abaixo, procuramos tirar algumas das dúvidas mais frequentes que observamos em nossas pacientes após décadas de experiência na realização de biópsias.
Biópsia de mama por agulha dói?
Esta é provavelmente a dúvida mais frequente das nossas pacientes. A boa notícia é que as biópsias são praticamente indolores. Em exames com agulha grossa, a paciente recebe uma anestesia local para seu maior conforto. Em procedimentos com agulha fina, a anestesia não é necessária.
Em nenhum momento, qualquer substância que poderia causar dor é injetada na paciente.
Quais os tipos de biópsia?
Existem dois tipos de biópsia por agulha grossa. O mais frequente é chamado de “biópsia por agulha grossa” ou, no jargão médico, de core biopsia. O segundo, que usamos em casos específicos, é chamado de “biópsia por agulha grossa assistida a vácuo” ou mamotomia.
Já a biópsia de agulha fina usa seringas e agulhas comuns.
Cabe ao mastologista escolher o método mais adequado para cada caso. Procure sempre um profissional experiente para a realização desses exames.
Como saber se preciso fazer uma biópsia?
As alterações mamárias podem ser detectadas por vários métodos de diagnóstico: clínico, ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética. Caso perceba algum sinal que exija uma investigação mais atenta, o mastologista recomendará a biópsia.
Quais especialidades médicas fazem biópsia da mama?
A biópsia da mama pode ser feita por médicos radiologistas e mastologistas. O médico mastologista, após analisar diversos fatores, é o responsável pela a escolha do tipo de agulha e do aparelho que será utilizado para dirigir o exame. Procure profissionais experientes para ter a melhor experiência e os resultados mais precisos.
Na Clínica de Patologia Mamária, realizamos biópsia por agulha fina e agulha grossa tipo core – ambas com o auxílio de aparelho de ultrassonografia.
Essas biópsias são realizadas pelo Dr. Nassif Alexandre Galeb, que tem título de especialista em mastologia com proficiência em mamografia e décadas de experiência em biópsias de mama.