Durante a lactação é relativamente frequente o aparecimento de infecção na mama que se apresenta com nódulo doloroso, avermelhado de grande volume.
Esta infecção embora tenha aspectos mais exuberantes, é facilmente curável com drenagem ou punção e o uso de antibióticos. Geralmente não há necessidade de interromper a lactação.
Infecção mamaria fora do período de lactação, geralmente próxima a aréola, necessita de tratamento diferente da anterior. Além da drenagem e antibióticos usados durante a fase de infecção aguda, é necessário também a retirada da porção da mama entre o mamilo e o orifício que geralmente fica no local da drenagem nestes casos.
Esta cirurgia pode ser realizada com anestesia local ou geral. Se não se faz este tipo de cirurgia existe alta probabilidade de recidiva (novas infecções). Este tipo de infecção é conhecido pelo nome de mastite crônica recidivante.
Cerca de 80% das mulheres que apresentam esta doença são fumantes.
Existem outras infecções crônicas da mama que são raras como a.tuberculose mamaria. Neste caso as infecções são múltiplas geralmente fora da região da aréola.
Após confirmação diagnóstica o tratamento é apenas com remédios.
Infecções na pele da mama são comuns e geralmente existem em outros locais do corpo.
O tratamento destas lesões geralmente é tratado pelo médico clinico geral ou dermatologista, pois pode ser causada por alterações da imunidade da paciente.